30/12/2013

Cristo veio por nós

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará". Salmos 37:5. 

PREGAÇÕES 
Mensagem: Pr. Aparecido
Referência Bíblica: João 12:1-11

Logo no início da história da humanidade, Deus prometeu que enviaria um Redentor para livrar o homem da morte eterna e da escravidão do pecado, oferecendo perfeita salvação àquele que crer. Esta palavra foi cumprida com a vinda do Filho do Homem, Jesus Cristo, o Messias prometido e esperado por todos, que teve como propósito extinguir o poder do mal e libertar o homem do inimigo, que é Satanás. Por causa d’Ele, podemos receber paz e alegria de viver, mas, principalmente, podemos ter a nossa comunhão com o Pai restaurada.

Jesus nunca fez um milagre para si próprio, mas mostrou o amor do Pai para com os homens, evidenciando que Deus não criou seres humanos fracos ou pecadores, mas completos e livres, que escolheram não obedecer ao Criador. E mesmo caídos, ao recebê-lo, podem ser restaurados para uma vida de vitórias e de comunhão com Ele.


“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus”. Efésios 1:7. 

“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos de sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha, nem defeito”. 1 Pedro 1:18-19.

Na passagem de João 12, referência desta mensagem, os judeus passavam por um período de silêncio e da falta de informação a respeito da permanência de Jesus na região de Efraim (11:54). Agora, “seis dias após a páscoa”, Jesus apareceu em Betânia, vilarejo onde ele chamou a Lázaro de volta à vida.

Cristo participava de uma ceia com os discípulos e Lázaro, sendo que Marta os servia (naquela época não era considerado correto que, em público, as mulheres se reclinassem à mesa junto com os homens). Repentinamente, sem que a maioria dos presentes percebesse, a irmã de Marta, chamada Maria, aproximou-se discretamente de Jesus e ungiu os pés do Mestre com uma libra de bálsamo de nardo puro, um extrato da raiz de uma planta da Índia extremamente caro. Maria, então, se abaixou e começou a secar os pés de Jesus com seu longo cabelo.

A mensagem que Maria transmitiu com a lavagem dos pés do Mestre, nós encontramos pouco mais tarde, quando Jesus explica esse gesto (leia o capítulo 13). Em toda a Antiguidade, assim como no judaísmo daquele tempo, o rito da lavagem dos pés era sinal de hospitalidade. Ao visitante da casa sempre era oferecido uma bacia com água. O trabalho da lavagem em si era visto como desprezível; somente escravos não-judeus faziam este serviço. Nenhum judeu podia ser obrigado a lavar os pés de alguém.

O gesto de uma mulher soltar seus cabelos na presença de homens também valia uma total desconsideração pelos costumes orientais de bom comportamento. Na ocasião, foi Judas Iscariotes quem se manifestou contra a atitude de Maria, destacando o desperdício de dinheiro, que poderia ser revertido para ajudar os pobres.

Porém, Jesus a defendeu, e a menção de seu futuro sepultamento certamente deixou os presentes pensativos. Não sabemos qual foi a reação de Maria, mas o amado Mestre havia demonstrado que reconhecia sua atitude, aceitando de bom grado ser ungido por ela.

Ele veio por nós

Assim como neste relato, Jesus demonstra seu carinho para com aqueles que O ama. Ele defende os Seus perante o Pai, sendo nosso intercessor, o nosso advogado fiel.

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo". 1 João 2:1. 

Jesus Cristo veio para os doentes com o objetivo de curá-los;
Ele veio para cuidar dos abandonados por uma sociedade preconceituosa;
Veio para que todo aquele que nele crê não pereça nos seus erros e pecados;
Veio para tirar da humanidade da mediocridade de uma vida sem propósitos;

Ele veio para dar vida em abundância, para que possamos contar com a Sua força;
Veio para passar por caminhos que ninguém passa, com o objetivo de nos libertar;
Veio para nos fazer luz desse mundo através do Seu nome;
Veio para nos mostrar que Deus não é apenas o Senhor, mas também nosso Pai, que sempre nos espera quando nos afastamos;
Jesus Cristo veio para nos deixar o Espírito Santo e, assim, nos fazer sonhar e não perder a esperança. 

Confie e planeje

Olhe para os horizontes e acredite que em 2014 você viverá um ano de vitórias. Coloque os seus projetos em oração confiando que o Senhor está contigo, te ajudando e defendendo a sua causa.

"Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará". Salmos 37:3-5. 

Entenda que sem Cristo não há progresso, por isso, é necessário que decida seguir uma vida nova ao lado dEle. Uma vida com sabedoria, sujeitando-se à vontade de Deus, trabalhando na Sua obra e sendo um vaso de honra aonde quer que vá.

Não deixe sua fé desfalecer, mas fique firme no caminho, preservando uma fé viva em Cristo. Não desanime ou retroceda, mas avance, se separando com exclusividade para Deus. Assim como Maria fez, ao derramar um bálsamo precioso aos pés de Jesus, se esvazie de você mesmo, entregue o seu melhor ao pai neste ano que se inicia e, certamente, verá a mão de Deus trabalhando por você.

Esse texto também teve como referência o livro das matérias 11 a 14, capítulo ‘A vida de Cristo e Seu propósito’, da Faculdade Teológica Harvest – Básico; e o estudo do Evangelho de João da União Missionária Brasileira (UMBET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário