16/03/2014

Escola Bíblica: Separados para o Senhor

2ª Lição 
Referência Bíblica: Nm. 6:1-8 

Esse trecho de Números fala sobre o chamado do Nazireu, homem ou mulher separado para o Senhor. Aqui a palavra Nazireu tem o significado de se separar para Deus, ou seja, de se consagrar à obra do Pai. A palavra Nazireu, também significa pôr à parte, que designa a pessoa consagrada e dedicada totalmente a Deus. Essa dedicação poderia durar um período de tempo determinado ou por toda a vida. (Juízes 13:5 ou I Samuel 1.11).

Dentre as peças componentes da indumentária sacerdotal (Sumo Sacerdote), tinha uma lâmina de ouro que era colocada na frente do ministério do Senhor, onde estava escrito em hebraico “Santidade ao Senhor”. Aquela lâmina queria dizer que aquela pessoa que a usava era uma pessoa separada (santa), para uso exclusivo do Senhor, para serví-Lo como ministro na obra(casa do Senhor ).

No Antigo Testamento, os sacerdotes israelitas eram da família de Arão, da Tribo de Levi. Só esses homens separados por Deus podiam serví-Lo dentro do Santuário. A nenhuma outra pessoa esse privilégio fora dado em Israel.

“E ninguém toma para si essa honra senão o que é chamado por Deus, como Arão.” Hebreus 5.4. 

Os crentes da Nova Aliança foram constituídos por Deus, indistintamente (todos), sacerdotes espirituais, separados para servir a Deus.

1. Na Igreja 

“Vós sois também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.” I Pedro 2.5. 

2. No seu ministério 

“Com honra e lealdade ao Senhor sem praticar nada o que não convém.” Lucas 17-1. 


Restaurando o seu voto com o Senhor 

No Antigo testamento, a única maneira de restaurar a aliança ou o voto com Deus era através da oferta de sacrifícios de animais (estes tinham que ser bons ou a melhor oferta- nada de animais defeituosos ou machucados, tinham que ser primícias).

Hoje, após o sacrifício de Cristo,não precisamos mais derramar sangue de animais, porém precisamos estar sempre com a nossa aliança renovada em Cristo.

“Então, Elias disse a todo o povo: Chegais vós a mim. E todo o povo se achegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas”.I Reis 18:30. 

Elias tinha postura, ao confrontar os profetas de Baal, ele tinha plena certeza que Deus era com ele, pois era obediente, tinha coragem, ousadia, fé e estava sempre em consagração com Deus. Ddevemos fazer o mesmo que Elias, imitar seu viver com Deus, assim teremos sempre nossa aliança renovada, pois Elias era como Nós, sujeito aos mesmos pecados e erros, mas a diferença é que ele tinha em seu coração um altar a Deus. (Isto diz o apostolo Tiago em sua carta Tiago 5.17-18).


Mantendo o compromisso com o Senhor 

Nos dias de hoje, com o corre-corre,com as cobranças da vida moderna, com os dilemas vivenciados nas grandes metrópoles, produzem na mente humana uma dispersão em relação a Deus. O comprometimento humano está cada vez mais voltado para suas necessidades, a estabilidade, a satisfação, um alicerce que lhe possibilite gozar de uma velhice tranquila. Esta realidade é tão latente em nossos dias que mesmo em meio aos cristãos é possível verificar totalmente comprometidas com as necessidades da vida, tornando este o motivo pelo qual buscam a Deus.

No Evangelho de João 21.15-17 Jesus questiona Pedro,por três vezes, e ele responde “Sim, Senhor. Eu o amo.” Jesus claramente chama Pedro a um comprometimento com ele, baseado não apenas no que Pedro vivenciou ao seu lado, mas no mais sublime sentimento conhecido: o amor.

A bíblia esta repleta de personagens que foram usados por Deus, de forma gloriosa e hoje não é diferente. Muitas pessoas têm o desejo de servir a Deus poderosamente, no entanto, o fator que determina a forma como Deus irá usar a vida de alguémé, na verdade, o quanto esta pessoa está disposta a comprometer-se com Ele.

Exemplo: Noé foi considerado louco por construir um barco (Arca) quando nunca tinha chovido (Gênesis 6-9/ 7-5). Abraão – sua fé - ofereceu seu único filho, quando Deus tinha lhe prometido ser pai de uma grande nação (Gênesis 22-15-18).

• Como e quanto você está comprometido com Deus? 

• E com quem ou com o que você esta comprometido? 

Jesus estava comprometido com o Deus (João 4-34/ 9-4).

Deus estava comprometido com a humanidade (João 3-16).

Sendo fie até o fim 

“E eis que, por ordem do Senhor, um homem de Deus veio de Judá a Betel, e Jeroboão estava junto ao altar para queimar incenso”. 1 Reis 13-1. 

Um homem de Deus, assim é definido o protagonista deste capítulo da história de Israel, sem nome, como sinal de que o emissário do Senhor não deve ter nome em holofotes, pelo contrário, ele carrega o próprio nome do Senhor. O relato desse anônimo revela uma verdade atual. Muitos começam bem, mas não conseguem continuar bem. Outros continuam fiéis, mas não conseguem ir até o fim. Deixe o Espírito do Senhor falar contigo para você começar,continuar e ir até o fim debaixo da presença do Senhor.

Começar fiel: O reino de Israel tinha sido dividido

Ao sul- Judá com duas tribos, ao norte- Israel com dez tribos; Roboão filho do sábio Salomão tinha sido a causa da divisão, em vez de escutar o conselho dos sábios, ouviu o conselho dos jovens que haviam crescido com ele, resultado a divisão dos reinos. No reino do norte Jereboão é aclamado rei. A missão do preofeta- levar uma palavra de exortação ao rei Jereboão da parte de Deus. 1 Reis 13-1 ao 10.

Continuar fiel: 

• A fidelidade do homem de Deus é testada, o rei oferece pão e água, porém ele recusa como Deus ordenara.

Propostas são feitas assim que nosso ministério começa a dar frutos – com outros pães, outras águas e outros caminhos, devemos somente comer, beber e andar na verdade genuína de Cristo, o caminho ainda é estreito, onde ainda se carrega uma cruz, o caminho ainda é Jesus.

Ir até o fim fiel ao Senhor: 

• Nos primeiros testes o homem de Deus passara com propriedade.Começou e continuou fiel, mas o seu fim não foi tão bom assim.

Foi comer e beber, só porque outro profeta lhe ofereceu (este mentia), e ele acreditou, o fim - a morte por um leão. 1 Reis 13-11 ao 33.

Se tem anjo, profeta velho e revelação, então deve ser de Deus mesmo! Assim pensou o homem de Deus. Aparições, Anjos, Profetas Velhos estão por ai tirando muitos homens de Deus de seus caminhos.

Pense Nisso 

O homem de Deus fechara nesta proposta, seu fim foi trágico com um leão.Justamente um leão que séculos mais tarde é colocado pelas sábias palavras do apóstolo Pedro.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo,vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5-8. 

Nossa Identidade Cristã 

A igreja em geral vive uma Crise de Identidade. Muitos cristãos estão focando a sua vida num evangelho humanista que resolve problemas aqui e agora, mas não desenvolve o caráter e a santidade de Deus no homem.

Identidade: Qualidade de idêntico ( tornarmos igual a Cristo, 1 Coríntios 11-1 ), características próprias e exclusivas de uma pessoa. EX: Nome, Idade, Estado em que nasceu, Profissão, Sexo, etc.

A mulher de Ló (Genesis 19: 15-26), desobedeceu, virou uma estatua de sal, ter parentesco com quem é de Deusnão nos garante vitória, nem salvação.

O filho de um pastor, assim como a esposa de um ministro, necessita ter uma identidade com Cristo para serem vencedores na vida espiritual e em todas as outras áreas de sua vida. Deus não possui netos, diz o evangelista Billy Graham.

Em seu livro “Barro em suas mãos”, Antônio Abuchaim faz uma declaração:

“Nossa vitória depende de saber quem somos. O diabo atacou a identidade de Jesus Cristo no deserto. Muitas vezes deixamos de confiar em Deus porque não sabemos o que somos para Ele." 

Satanás não mudou sua estratégia, ele continua atacando o cristão pela sua identidade.

• A crise de identidade foi o que levou Lúcifer a cair: Querer ser alguém que ele jamais poderia ser: DEUS.

• A crise de identidade foi também o problema de Adão e Eva, eles desejavamcomo Lúcifer, ser igual a Deus. Foi com essa mesma tentação que Lúcifer também tentou o Senhor, ele quis semear uma crise de identidade no Senhor dizendo:“ Se és o Filho de Deus “.

• O diabo ainda hoje usa essa poderosa arma contra igreja do Senhor, pois ele sabe que, se conseguir semear uma crise de identidade na igreja, ele a paralisa.

• A nossa identidade: Somos “Geração Eleita”. A nossa origem é Deus! Somos filhos de Deus! Todo cristão tem de estar cônscio de sua identidade- ter certeza, confiar e saber. (João 1:13-13).

Nossa vida é uma oferta a Deus, não podemos viver para nós mesmos, pois morremos para o mundo e vivemos para Deus. ( Romanos 12:1 ).

CONCLUSÃO: 

Quem não pode ser identificado não pode ser alguém de valor. Não pode abrir uma conta bancária, não pode viajar para o exterior, não tem direitos de um cidadão. Quando temos nossa carteira de Identidade Espiritual – No nome e no sangue de Jesus Cristo, podemos fazer proezas em Deus e transformar o meio em que vivemos.

Somos e fomos separados para servir ao Senhor, pois estaseparação deve ser perpetua, para sempre, por isso é a nossa aliança com Deus, cada membro tem a sua aliança, seja qual for a sua função no meio do corpo de Cristo, isso implica em ser separado para toda boa obra, e só assim chegaremos a Canaã Celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário