14/07/2014

Escola Bíblica: Um povo dominado pela murmuração

5ª Lição
Referência Bíblica: Nm. 11:1-6

“MURMURAR", conforme o dicionário é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel e o Senhor indignou-se ante a atitude do povo:

“Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra min? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.” (Números 14:26). 

Durante todo o percurso pelo deserto, o povo de Israel murmurou ao Senhor de todas as formas possíveis.

“E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!”. 

Este é apenas um dos muitos exemplos… Um percurso que era para durar apenas alguns dias durou 40 anos.

“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21) 

Com nossa língua temos o poder de proferir palavras de morte ou de vida. Quais são as palavras que você tem proferido sobre você, sua família ou seus irmãos? “Eu nunca vou conseguir esta promoção no trabalho”, ou “eu vivo sem dinheiro”, talvez “não sirvo para nada na casa de Deus”.

“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8:37) 

Como podemos ver neste versículo de Romanos, não é isso que Deus acha de nós. A cada vez que murmuramos, nós menosprezamos toda a provisão e o carinho de Deus sobre a nossa vida. Na maioria das vezes murmuramos porque não estamos conseguindo algo que queremos muito. Talvez aqueles israelitas que murmuravam no deserto murmurassem porque estava “demorando muito” para chegar àquela terra tão boa que o Senhor os havia prometido.

Diante dos obstáculo e dos desafios, não murmuremos 

O povo de Israel, debaixo do poder de Deus, e sob a liderança de Moisés e Arão haviam deixado a escravidão no Egito, seguindo rumo a Canaã, a terra prometida. Mas, de repente, adiante deles um obstáculo insuperável diante das possibilidades humanas: Estavam no deserto… E, que o povo fez? Aquilo que a grande maioria das pessoas faz diante dos obstáculos e das dificuldades – murmura.

A jornada do povo de Israel, do Egito a Canaã, várias vezes foi marcada pela murmuração, prova de rebeldia e incredulidade nacional contra a provisão e os planos de Deus. Toda a murmuração, no final é contra Deus.

“Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.” (Números 14:23) 

Os que murmuraram não viram a terra prometida. Quando foram espiar a terra, dez dos doze que foram enviados voltaram murmurando e dizendo que não eram bons o suficiente para conquistarem aquela terra. Dois deles, Josué e Calebe ficaram eufóricos pelo que viram de bom na terra, não pelos obstáculos que teriam que enfrentar para a conquistarem. Estes entraram na terra prometida.

Consequências da murmuração 

a) Atrai a ira de Deus
b) Desanima a liderança
c) Paralisa o povo Troquemos a murmuração pela ação de graças

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida; para que no dia de Cristo eu tenha motivo de gloriar-me de que não foi em vão que corri nem em vão que trabalhei.” Filipenses 2:14-16. 

Ore ao Senhor, peça que Ele te ajude a mudar as suas atitudes, a sua forma de pensar. Leia a palavra e se alimente de todas as vitórias e promessas que Deus tem para a sua vida! Você é mais do que vencedor em Cristo Jesus!

A ação dos murmuradores consiste em puxar para trás , embora a providencia divina seja inconfundível durante a nossa jornada e nossos planos e ideais , existem pessoas que estão duvidando constantemente da ação de DEUS. Enfim, os que confiam em Deus encontrarão motivos para Ações de Graças (Filipenses 4:4-13).

Conclusão 

Não existe segredo. Da mesma forma que a palavra trás a morte, também trás VIDA! “Fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Glorifique a Deus em tudo o que fizer! Se algo deu errado, GLÓRIA A DEUS! Ele tem algo melhor… Se aquela situação não teve o desfecho que você queria, talvez Deus queira te ensinar algo com aquilo… Se está difícil atingir aquele grande objetivo que te trará a vitória, não fraqueje! Não existe vitória sem guerra, e quanto maior a guerra, maior a vitória.

Precisamos MUDAR AS NOSSAS ATITUDES!

LEMBRANDO!!!!!!

• Não passe 40 anos no deserto. Lembre-se, os que murmuraram não entraram na terra prometida.
• Ore ao Senhor, peça que Ele te ajude a mudar as suas atitudes, a sua forma de pensar. Leia a palavra e se alimente de todas as vitórias e promessas que Deus tem para a sua vida!
• Nosso DEUS é misericordioso e providente.
• Ele conduz o seu povo e supre todas as nossas necessidades, por isso reprova a murmuração.
• A murmuração é um sinal claro de incredulidade, de ingratidão e de agir irrefletido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário