14/07/2014

Escola Bíblica: Um sinal da presença de Deus

3ª Lição
Referência Bíblica: Nm. 9:15-23

As narrativas e leis encontradas no livro de Números estabelecem as condições para que o povo de Israel tomasse posse da Terra Prometida. Quando o povo se mantinha fiel a Deus e com a aliança tudo ia bem com as pessoas e com a viagem, porém, quando desobedeciam, pagavam o preço da rebelião com derrotas, atrasos na jornada e morte no deserto.

Números talvez seja uns dos livros mais humanos da Bíblia e também o mais triste, pois mostra como o povo fracassou em cumprir os ideais que Deus havia proposto. Chegaram aos limites da Terra Prometida, mas todo o povo tinha a personalidade de escravo covarde, dependente e incapaz de enfrentar ou passar por lutas. Perderam a pequena fé e quiseram voltar para o Egito.

É uma história trágica da falta de fé de um povo, que acarretou murmurações, queixas, deslealdade e rebelião e, como consequência, a maioria pereceu no deserto sem entrar na Terra Prometida. Somente três homens sobreviveram até o fim do relato desse livro: Moisés, Josué e Calebe, e somente dois desses três homens entraram em Canaã: Josué e Calebe.

Mas, por outro lado, Deus levantou uma nova geração instruída nas leis divinas e preparada para a conquista de Canaã. A vida selvagem e incerta da peregrinação no deserto desenvolveu nessa nova geração - que se acostumou com a dureza - a suportar a escassez de alimento, de água e o perigo contínuo de ataques no deserto.

No final do livro, os israelitas chegam às margens do Rio Jordão preparados para tomar posse de Canaã. Nesta passagem do Livro de Números vamos ver como só temos a ganhar se andarmos na DEPENDÊNCIA de Deus.

1. Você encontra proteção 

Proteção 24h por dia: 

Era assim que sempre acontecia: De dia a nuvem os cobria - Proteção do sol. E, de noite, tinha a aparência de fogo - Proteção do frio e das feras. Deus é Deus, sempre protege os que andam debaixo da sua nuvem!

"... a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo...". 

"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem". Sl. 23: 4. 

2. Você encontra orientação 

O povo só andava quando a nuvem de Deus dava a orientação. Quem anda na nuvem de Deus não pode:
• Ficar para trás da nuvem
• Andar na frente da nuvem

Do contrário ficariam sem proteção e sem orientação.

• Se Deus falar um mês, será um mês;
• Se Deus falar dois dias, serão dois dias;
• Se Deus falar 40 anos de deserto, serão 40 anos.

"Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam." 

3. Você encontra descanso 

Enquanto estamos debaixo da nuvem de Deus sempre haverá tempo para descanso e refrigério em nossa caminhada da vida.

"Conforme a ordem do SENHOR os israelitas partiam, e conforme a ordem do SENHOR, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados." 

Veja o convite de Jesus:

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt. 11: 28 – 30. 

4. Você tem prazer em servir 

Debaixo da nuvem de Deus temos prazer, alegria, paz em servir a Deus, quer no deserto, quer no palácio, nosso prazer está em ser um servo de Deus! Em servi-lo!

"Conforme a ordem do SENHOR acampavam, e conforme a ordem do SENHOR partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o SENHOR, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés." Disse Jesus: “Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias". Lc. 12: 35.

Mensagem atual do livro de Números 

Deus deseja o melhor para o seu povo. Foi assim com o povo de Israel. Ele deseja o melhor para cada um de nós, seus filhos por adoção (Efésios: 1-5).

CONCLUSÃO 

Como consequência deste estilo de vida, recebemos esta promessa de Deus para nossas vidas e todos os nossos amados.

"Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver". Sl. 23: 6. 

Andando sob a nuvem de Deus encontramos:

• Proteção
• Orientação
• Descanso
• Prazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário