01/03/2017

Escola Bíblica: Conhecendo o inimigo


ESCOLA BÍBLICA 
 As armaduras de Deus - Preparado para o Combate
2ª Aula - Efésios 6:11,12

Continuando nosso estudo sobre as armaduras de Deus, podemos verificar na passagem de referência desta lição, que Paulo nos exorta a conhecer a quem estamos combatendo. A luta que enfrentamos diariamente para permanecer firme na Presença de Deus é travada no mundo espiritual. E quem tenta nos fazer parar é o Diabo, o inimigo de Deus. Muitas pessoas negam a existência do Diabo, mas as escrituras nos revelam que ele é real.



"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais". Efésios 6:11,12.


Vejamos o que a Bíblia nos fala sobre o Diabo: 


Ele é uma pessoa

Muitos acreditam que Satanás é uma força, no entanto, a Palavra nos mostra que ele é uma pessoa. Temos claramente esse fato registrado quando houve a tentação de Jesus no deserto.

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo". Mateus 4:1.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar". 1 Pedro 5:8.


Possui muitos nomes

É mencionado de diferentes maneiras na Bíblica, em 177 vezes. Em hebraico, é chamado de “adversário” (Satanás), em grego, de caluniador ou acusador (Diabo), mas há passagens como dragão, Apoliom, Belzebu.

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos". Apocalipse 20:2.


Ele é o deus deste século 

Domina os sistemas mundiais, incluindo as atividades comerciais, sociais, políticas e até religiosas. Também na tentação de Jesus no deserto vemos o governo de Satanás neste mundo. Ele ofereceu "os reinos do mundo e a glória deles" a Cristo, mas através da Palavra, Jesus venceu o inimigo.

"Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". 2 Coríntios 4:4.

"Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás". Mateus 4:8-10.


Ele também é o autor da morte

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo". Hebreus 2:14.


Sua origem 

As hostes angelicais foram criadas antes da criação do mundo material. Os anjos presenciaram essa criação. Em Ezequiel 28:11-19, vemos que o Diabo habitava em uma terra chamada Éden, cercada de pedras preciosas, e ocupava um lugar de destacada honra e tinha acesso à glória divina.

"Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem". Ezequiel 28:11-18


A sua queda foi provocada pelo pecado de orgulho, ambição pessoal e soberba de espírito (Is. 14:13-14). Isso aconteceu, provavelmente, antes da criação do mundo, já que quando ele tentou a Eva, já estava caído aqui nesta terra. Estudiosos acreditam que a queda do Diabo e seus anjos foi o fator que levou Deus a destruir a terra, motivo dela estar "sem forma e vazia", como Gênesis descreve.

"Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo". Isaías 14:12-15

"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas". Gênesis 1:2


Depois de sua queda, o Diabo sempre tenta acabar com os planos de Deus para resgatar a humanidade perdida. Por diversas vezes, fez investidas para que Jesus não viesse, como na corrupção da raça humana nos tempos de Noé, durante a travessia no deserto, na matança das crianças por Herodes, tentando destruir a nação judaica em diversas ocasiões para o Messias não vir.


O caráter do Diabo


  • É o pai da mentira, homicida e ímpio. 
  • É maligno, covarde. 
  • Sempre procura ocupar os pensamentos dos homens com coisas temporais, para evitar que pensem em Deus. 
  • Coloca em nossas mentes: ilusão, vacilação, ceticismo, desânimo. 


Seu destino


Ele já é um inimigo vencido por Cristo durante sua vinda. Seu destino é o lago de fogo e enxofre.

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre". Apocalipse 20:10.


Por que Deus o tolera aqui no mundo


  • Para desenvolver o caráter do cristão, bem como sua fé
"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos". Lucas 22:31,32.

  • Promover um conflito para que os santos possam ser vencedores e receber recompensas
"Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai". 1 João 2:13.



A autoridade do cristão


  • O poder de Satanás é limitado. Não é onipotente, onipresente e onisciente 
"Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus". Lucas 11:20.

  • Ele opera segundo a permissão de Deus

"E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela [...] E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida". Jó 2:1,2,6.


  • Deus não permite tentação além das nossas forças 
"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". 1 Coríntios 10:13.

  • Temos autoridade de Deus para resisti-lo e derrotá-lo
"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo". 1 Pedro 5:8,9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário