01/03/2017

Escola Bíblica: O panoplian de Deus

ESCOLA BÍBLICA 
As armaduras de Deus - Preparado para o Combate
3ª Aula - Efésios 6:13-18

Chegamos ao ponto central do nosso estudo: como combater as investidas do Maligno. Nenhuma arma física pode ser usada efetivamente contra ele e seus demônios. Nesta passagem vemos que, se seguirmos todas as instruções fielmente, poderemos resistir ao poder do mal e ter vitória, seja qual for a sua ofensa.


"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos". Efésios 6:13-18. 

Escultura Júlio César (Jardim dos Tuileries, Paris)
O termo em grego utilizado para “armadura de Deus” foi “Panoplian”, o que costumava ser utilizado para falar sobre a armadura dos soldados romanos. Essa armadura não era apenas uma proteção, mas quando o soldado a colocava, era revestido da autoridade do imperador Julio César (100 a.C. a 44 a.C.), então se alguém ia contra eles, era como se estivesse indo contra o próprio César.

César foi considerado um dos maiores comandantes militares da história. O ditador morreu assassinado aos 56 anos, nas escadarias do Senado romano, após uma conspiração, por 60 homens, sendo esfaqueado 23 vezes.

Vénus, deusa do amor, do erotismo e da beleza
Em seu mandato, César construiu o "Templo de Vénus Genetrix", deusa da maternidade, também considerada como deusa do amor, do erotismo e da beleza. 

Os soldados de Roma Os soldados de Roma lutavam como se fossem um único homem, com estratégias de guerra, nunca lutavam sozinhos e estavam dispostos a morrer por Roma e por César. Lutavam com força e honra. Seus objetivos eram propagar Roma, pois acreditavam que as nações ao redor eram obscuras e tristes e Roma era a luz.

Templo de Vénus atualmente
Assim, também, Paulo nos diz que Deus nos reveste com sua autoridade. Como cristãos, somos chamados a ser exército do Senhor. E todo aquele que se levanta contra um servo do Senhor, se levanta contra o próprio Deus.

O soldado romano, quando saia à guerra, era totalmente equipado para enfrentar o inimigo. Da mesma maneira, Deus não nos envia ao campo de batalha sem a devida proteção. Ele nos dá uma armadura.

"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas". 2 Coríntios 10:3,4.



A armadura de Deus




Armas de Defesa


Verdade (vs. 14) 

Refere-se ao largo cinturão de couro que o soldado romano usava para proteger-se. Usavam como sinal de sua patente. Assim, devemos cingir nossos lombos com a verdade, com a patente espiritual delegada por Deus. Contradizendo as obras do Maligno, que é o pai da mentira. 

Couraça da Justiça (vs. 14) 

A couraça protegia o soldado contra um golpe fatal no coração ou outros órgãos importantes. Assim, o soldado espiritual deve ser protegido de tais ataques, quando tem sua alma e seu coração fechados para as setas do diabo através da justiça de Cristo, recebida pela fé.

Calçai os pés (vs. 15) 

Os soldados utilizavam botas que tornavam a sua marcha mais firme. Às vezes, o inimigo colocava obstáculos perigosos no caminho dos soldados. Assim, o soldado espiritual deve estar preparado para anunciar o evangelho com firmeza, mantendo a marcha, uma cadência espiritual, sem vacilar e, para isso, é preciso estar fortalecido em Deus e atento aos obstáculos colocados pelo inimigo para dificultar o caminho.

Escudo da fé (vs. 16)

Refere-se ao grande escudo romano, coberto de couro ou de uma placa de metal, capaz de deter os dardos inflamados que o inimigo arremessava. O escudo da fé torna ineficaz o ataque de Satanás de plantar dúvidas em relação à fidelidade de Deus e Sua Palavra. Nossa fé é como um escudo de ouro, para guerreiros fortes e habilidosos derrubando os dardos do diabo.

Capacete da salvação (vs. 17) 

O capacete romano era de couro, metal ou bronze. Protegia a cabeça do soldado de ataques mortais. A cabeça é o centro da nossa mente e, quando ela possui esperança, não vai receber doutrinas falsas ou se deixar influenciar pelas tentações de Satanás. Uma pessoa não salva é incapaz de se proteger porque é incapaz de discernir entre verdade e mentira.


As armas de ataque

Espada do Espírito (vs. 17) 

Para o soldado romano, a espada era a única arma de ataque que possuía. Para o soldado espiritual, enquanto o resto da armadura é, em sua natureza, arma de defesa, aqui se encontra uma arma de ataque na armadura de Deus. Ela se refere ao poder da Palavra de Deus. Nas tentações de Jesus no deserto, as Escrituras sempre predominaram em Suas respostas.

Oração (vs. 18) 

Esta arma o soldado romano não tinha, mas o Senhor nos deu. A oração é o ponto alto do que está envolvido em nos preparar e utilizar todas as armas de Deus mencionadas. Paulo acredita que a oração é o elemento mais importante para a vitória e maturidade espirituais.


Conclusão 

Devemos estar preparados para nos defender das investidas do Diabo contra a nossa vida, preservando nossa mente, protegendo nosso coração, estando firmes sobre a rocha e andando na verdade, que é Jesus. Mas, de igual modo, devemos atacar as hostes espirituais da maldade através do confronto com a Palavra de Deus e perseverando na oração. O nome de Jesus tem todo o poder para nos ajudar a vencer o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário