A Igreja

A Igreja do Evangelho Quadrangular Vila Caiuba, localizada no bairro de Perus, em São Paulo, foi fundada pelo Pr. Nilson, quando o templo era um barraco de tábua, sem qualquer comodidade para os membros locais, mas firmada na Palavra de Deus e tendo o amor como base da reunião dos irmãos.

Em 4 de agosto de 2002, a igreja passou a ser presidida pelos pastores Aparecido e Terezinha, contando com um salão alugado, sendo hoje a primeira igreja quadrangular estabelecida na região.

Nossa Visão

"Quadrangular" é um termo bíblico usado para "Tabernáculo", no livro de Êxodo; para "Templo do Senhor", em Ezequiel 40:47; e para "Céu", no livro de Apocalipse. O termo “Evangelho Quadrangular” foi dado pela fundadora da denominação, chamada Aimée Semple McPherson, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, no ano de 1922.

A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir. Desde a fundação da igreja, em 1923, essa visão foi praticada por meio da evangelização e do estabelecimento de assembleias locais nos EUA e no exterior.

Por conta disso, deu-se início a consolidação e a formação de líderes em todos os níveis da vida cristã, em colaboração com outros membros do corpo de Cristo para aprendizagem e conhecimento bíblico, a fim de que seja vivido o mandamento bíblico de sermos “sal” da Terra e “luz” do mundo.

“Evangelho Quadrangular” representa aquilo que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”. O termo ainda representa os 4 pilares do ministério de Jesus na Terra:


O Salvador

Evangelho: Lucas, único evangelista a registrar fatos da infância de Jesus, acentuando sua natureza humana, e apresentou Sua genealogia. Título “Filho do Homem” aparece 19 vezes no livro. O livro de Lucas foi escrito para os gregos, que desejavam a perfeição humana, por isso, Lucas apresenta Jesus como “Filho do Homem”, perfeito de corpo, alma e Espírito, que veio para buscar o que se havia perdido.



Simbologias

Cruz: Símbolo da salvação
Rosto de Homem: Jesus como filho do homem
Aspectos humanos de Jesus - Semente de mulher; Assumiu a forma de servo; Conheceu as dores que os homens estão sujeitos; sentiu necessidades físicas; a si mesmo chamou de “Filho do Homem”.
Referência: Ez. 1:5 - O 1º rosto que Ezequiel viu quando estava entre os cativos junto ao rio Quebar e teve visões de Deus, foi o Rosto do Homem.
Cor: Escarlate brilhante – Tipifica o sangue derramado no calvário

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.” Isaías 53:5 (Tito 2:14; Isaías 55:7; 1:18; Hebreus 7:25).


O Médico dos médicos

Evangelho: Marcos. Ele apresenta Jesus como o Servo obediente, porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir. Jesus mostra como obter cura: “Pertencer – pedir – crer – receber”. “... todos os que lhe tocavam saravam” Mc. 6:46. O evangelho é conciso, claro e direto, estilo que agradaria a mentalidade romana, que não gostava de abstrações e fantasias. O livro de Marcos foi escrito para os romanos, povo patriota, por isso, Marcos apresenta Jesus como servo diante de Deus para tomar sobre si as nossas dores.


Simbologias

Cálice – Designa o conteúdo de um copo que seja amargo ou doce. Designa o fardo de cada um.
Rosto de Boi – Assim como no boi tudo se aproveita, nada se perde, tudo o que Jesus fez foi para benefício do homem; O boi é um animal manso e humilde, fiel, obediente, submisso, persistente e paciente no trabalho.
Referência: Ez. 1:10 - O 3º rosto que Ezequiel viu foi de um boi.

Cor: Azul – Tipifica a cor do céu, de onde vem a cura divina.

“... Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus 8:17 (Marcos 16:17,18; Mateus 9:5,6; Atos 4:29,30).


O Batizador com o Espírito Santo

Evangelho: João. Ele registra a origem celeste de Jesus, o chama de “Verbo” e testifica que Ele é o Filho de Deus. Afirmou as prerrogativas de Sua divindade: “O Verbo era Deus”; “Eu e o Pai somos um”; “Antes que Abraão fosse feito, Eu Sou; Quem vê a Mim, vê o Pai”. O livro de João foi escrito para todos os cristãos e apresenta Jesus como “Filho do Deus Altíssimo”, como único que pode batizar no Espírito Santo. Este evangelho é considerado como o espiritual, escrito para um povo espiritual.



Simbologias

Pomba: Símbolo do Espírito Santo
Rosto de Leão: Assim como o leão vive em bandos e se respeita mutuamente, Jesus vive com sua igreja e quer que haja respeito; O leão possui mandíbulas duríssimas capazes de rasgar a carcaça de um jacaré, Jesus é capaz de quebrantar o mais duro coração; Muitos ouvem o seu rugido, muitos fogem, muitos ficam com medo, mas a sua companheira entende o chamado e vai ao seu encontro.
Referência: Ez. 1:10 - O 2º rosto que Ezequiel viu, foi de um leão.
Cor: Amarelo ouro – Tipifica o fogo celestial do Espírito Santo

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:5,8 (João 14:16,17; Atos 2:4; 8:17; 10:44-46; 1 Cor 3:16).


O Rei que há de vir

Evangelho: Mateus. Ele apresenta Jesus como Rei. Ele destaca que por cima de Sua cabeça puseram escrita a Sua acusação: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”. “És Tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes”. Ele enfatiza a doutrina do reino e a realeza de Cristo. Para evidenciar Sua realeza, abre o livro com a geração de Jesus, o filho de Davi.





Simbologias

Coroa: Tipifica dignidade, realeza, sabedoria.
Rosto de Águia: Jesus se assemelha à águia em seu olhar penetrante, não existe um só lugar onde seu olhar não possa ver; Audição aguçada, ouve todas as coisas; Velocidade, Agilidade, Esperteza, voltará tão rápido como o piscar de olhos; Planadora, quando voltar não descerá à terra; Defende a família até a morte.
Referência: Ez. 1:10 - O 4º rosto que Ezequiel viu foi de uma águia
Cor: Púrpura resplandecente – Tipifica a realeza de Jesus.

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro... Depois nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:16,17 (Tito 2:12,13; Mateus 24:36-44, Hebreus 9:28; Lucas 19:13; 12:35-37).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário